Postagem da saudade
A derradeira postagem nesse blog, como podem verificar pelo arquivo, aconteceu em 8 de Fevereiro de 2008. Essa mensagem já possuía um tom saudosista, parece que estava já antecipando o ritmo frenético em que se envolvem os alunos nos dois últimos anos de curso.
E passados aproximadamente estes 2 anos, é chegada agora o momento da tão esperada colação de grau, a "formatura". Aquela postagem falava em "ralar" e "um dia termina". Para uma parte daqueles alunos da 2005 terminou. Terminou com certeza com suor e sacrifício. Terminou com alegria e senso de dever cumprido. Terminou com mais maturidade. Terminou com saudade. Terminou com esperança e, ao mesmo tempo, receio pelo início de uma nova etapa.
Agora: formados. Agora: Bacharéis em Ciência da Computação. Alguns colegas ainda alcançarão esse mesmo estágio em mais um ano ou dois (talvez um pouco mais para outros). Muitos desistiram ou tomaram outros caminhos como consequência natural das escolhas em nossas vidas. Mas o importante a ressaltar é que todos vocês, embora jovens e inseguros do futuro, batalharam e alcançaram o sucesso.
Essa colação de grau vai ficar na história de vocês. Para mim, a turma 2005 vai ficar na minha história. O blog que vocês criaram, o humor sempre afiado, mas no limite do respeito das responsabilidades de cada um, das diferenças, das dúvidas e das expectativas. A colação de grau da turma Ciência da Computação 2005, não fosse pelo protocolo exigido pela URI, poderia ser feita apenas com uma releitura das melhores postagens. Mas como escolhê-las. Talvez seja uma tarefa impossível. A leitura desse blog serve como uma "aula da saudade".
Se essa turma não foi a melhor que já passou pelo nosso curso, ao menos terá uma identidade que jamais poderá ser apagada, por mais que deletem todos essas postagens. Resolvi fazer essa mensagem porque já está me dando saudade de cada aula, desde a disciplina de Linguagem de Programação 1, ainda no ano de 2005. Como professor de vocês todos e tão logo "colega" de profissão, desejo sinceramente um futuro brilhante a todos. Nem sempre pude ser tão aberto em falar com vocês de forma tão emotiva, mas tudo tem o seu tempo. Vocês são brilhantes e são únicos. Não deixem nunca que as pressões profissionais e a acomodação lavem de suas personalidades essas características.
Da 2005 ficaram o Alex, o Dani, o Fuzi, o Tiago, o João, o Mateus e o Andrigo, mas a eles uniram-se muitos outros. Não são CC2005, mas contemplam o mesmo espírito. Saúde, sucesso e feliciadade na nova caminhada.