sábado, 26 de agosto de 2006

Professores têm 'filhos' na 2005

Digamos que a semana exigiu mais do que normalmente. E falando sério, começa-se a perceber bem mais que as dificuldades do curso aumentam com o passar do tempo.

Sem muito filosofar, vamos ao que interessa aqui, na publicação da semana.


Paulo e as Lâminas
Segunda-feira, Banco de Dados I

Munido de lâminas com todo o conteúdo da apostila, Paulo dirige suas aulas. Ou pelo menos tenta dirigir. Há os momentos em que nem ele entende o que está escrito. Outros em que ele regula tão bem a nitidez da imagem projetada, que nem o próprio consegue se achar.

Detalhe numa das folhas que não se encontra na apostila: os usuários do banco de dados do esquema são chamados de ‘usuários ingênuos’. (!) Ingenuidade é o que eles menos têm, porque sempre conseguem acabar com o serviço do programador. Você imagina que o usuário jamais fará aquilo, mas ele faz! Sempre!


Reformulando a grade curricular do curso: Literatura da Computação (I, II, III e IV)
Segunda-feira, Banco de Dados I

Paulo indica uma obra para servir como base na resposta de perguntas da apostila. Mostra o livro para todos lembrarem da capa. Mas Diego vai além e utiliza uma técnica de armazenamento de dados por associação. Sim! Ele associa a capa do livro do Paulo com a capa de um livro da coleção Vaga-lume antes de gravar na própria memória.


Rindo nos Momentos Impróprios
Terça-feira, Linguagem de Programação I

Adário estava com o Data Show no laboratório de informática dando sua aula, quando uma pedra voa para frente.

Adário (sério): Quem atirou esta pedra?
Shibby só ria.
Adário: Não é engraçado!
Shibby: É sim!
Adário: Não é!
Shibby: Claro que é! Um bando de marmanjos atirando pedra?
Adário: Gente, isso não se faz!

O pior é que não se faz mesmo. Imagina acontecer alguma coisa com alguém. A fama da turma já não é boa.


Classificação de Animais
Quarta-feira, Cálculo II

Na aula do Chico, um grupo de alunos decide discutir sobre animais e suas classificações.

Fâmela: Tubarão é um mamífero?
Billy: Não! É um réptil!

Certo, tubarões não mamam. Tubarões são quase aves. Aves de rapina!

Posteriormente, João visualiza o fato de existir ovos de baleia. Passa a imaginar também, o tamanho deles, como seria. E ainda tem a capacidade de pensar num omelete de ovos de baleia!


Da Semana Passada...

Veja algumas fotos de acontecimentos da semana passada.


Aparelhagem do Data Show

Aparelhagem do Data Show


Plantas na Placa de Identificação sa Sala da Computação/2005


Campanha: Não use João!

Iniciamos hoje esta campanha aqui no Blog, que terá âmbito nacional e não tem data de término previamente definida.

A idéia do negócio é que os professores criem uma nova consciência e PAREM de usar o nome João nos exemplos esquemáticos e/ou em explicações.

O motivo do início da campanha se deu pelo fato de que nosso colega João Paulo (que aliás continua sabendo tudo nas aulas antes dos professores) NÃO AGÜENTA MAIS ver seu nome sendo utilizado em vão.


Campanha

“João foi à feira.”, “João compra frutas.”, “João foi à PQP...”, CHEGA!

Siga o exemplo do professor Neilor e inove! Veja alguns dos nomes fabulosos que ele utiliza em suas explicações: Pedro Bó, Chico Ceira, Marcos Zum, Adolfo Togro, Valdirene Silva. Nomes muito pouco comuns, ideais para aulas.

Diante de João na explicação, diga NÃO! Ajude-nos nesta campanha. Os Joões do Brasil, agradecem!


Neilor é Contra Novo Modelo de Avaliação
Quinta-feira, Algoritmos e Estrutura de Dados III

Neilor cita o fato de que, em determinada palestra que assistiu, discutia-se a implantação da auto-avaliação na graduação.

Segundo ele, “isso seria lindo se você fizesse Pedagogia. Imagine na Computação, o cara vai achar o resto de uma divisão, então ele supõe que o resultado seja parecido com o que ele viu na TV!”.


Pais & Filhos
Quinta-feira, Algoritmos e Estrutura de Dados III

Inspirados na situação do já consagrado filho do Adário (ou Éverson Adário), acabamos encontrando o filho do Neilor! Sim! Conhecido vulgarmente como Toninzinho (expressão by Diego V.), seu nome de registro é Joel Avelino Tonin.

Segundo o pai Neilor, seu filho vai ganhar pontos adicionais. (Neste momento, Neilor recebe uma turma de alunos novos)

Levantou-se suspeitas de que outro integrante da 2005 também seja filho de um dos professores. Chamam ele de Digo Pinto. Mas, a momento, ainda são apenas suspeitas.


Momento DEFINE
com Paulo Ricardo Rodegheri

Hoje, quem ataca é o professor de Banco de Dados I.

Paulo: Alguém sabe me dizer o que é DOMÍNIO?
(ninguém soube)
Paulo: Domínio é o poder que a fêmea exerce sobre o macho, após o casamento.


Preenchendo Tabelas
Sexta-feira, Banco de Dados I

Num Banco de Dados, preenchia-se o atributo estado_civil. Eis que surgem tais possibilidades: Solteiro, Casado, Viúvo, Amigado, Amasiado.

No campo sexo, estas apareceram: Masculino, Feminino, Indefinido e Sim, adoro!

Diego V. relata um acontecimento seu, num dia em que perguntou para um cliente qual seu sexo. O cidadão teve a capacidade de responder: Cinco vezes por semana. (Ok, sem comentário)

Na mesma aula, Paulo faz uma pergunta e ninguém sabe responder.

Shibby, então afirma: Nem o professor não sabe!
Paulo: Eu sei sim!
Shibby: Ah! Se soubesse já teria dito!


Enquete Continua

A enquete continua no ar por mais uma semana. E aí? Onde você acha que o Adário deve dar suas aulas futuras?

Vote! O seu voto é muuuito importante para mim! (Ao porco estilo de político, já que estamos em tempos de eleição)


Memories

Na edição de hoje, vamos relembrar um fato ocorrido no dia 20.06.2006 em que Diego V. e Chico Pinto observam a precipitação ocorrente no momento.

Rain
Terça-feira

Aula de Cálculo. Começa a chover...

Diego V. (olhando através da janela): Caralho!
Chico Pinto: Não! É chuva mesmo!

eruerwiuherURuhERUrWEU

Confusão
Sexta-feira, Arquitetura de Computadores I

Diego V. e Jonas conseguiram misturar tudo! Ao invés de utilizarem o PCSpim para executar seus códigos, decidiram partir para Java!

Vamos dar um desconto, afinal, o professor é o mesmo nas duas disciplinas.


Saúúúdee!
Sexta-feira, Banco de Dados I

Beto espirra e se assusta com o resultado.

“Atcheeeemmm..!!! Nossaaa!”

Só ele sabe como foi esse ‘resultado’.


Não esqueça!

Lembre-se que terça-feira temos que entregar o trabalho de Cálculo II.

Até terça-feira devem ser enviados ao Adário os fontes de todos os programas da Lista 1 a partir do número 3.

Para segunda-feira, todas as questões de Banco de Dados I devem estar respondidas.

Nesta segunda-feira teremos a última aula para implementação do trabalho de Algoritmos e Estruturas de Dados III e que este trabalho deve ser entregue e explicado na segunda-feira da semana que vem. E que já devemos começar o segundo trabalho da disciplina.


Ficamos por aqui. Comentários disponíveis.
Até mais!

2 comentários:

Fuzi disse...

Conturbado início de semana teremos nós...

DP disse...

Nem lembre, Fuzi, nem lembre!
=/